O gato no cortiço de cego

O gato na janela deve estar vendo muito mais coisas do que jamais sonharia um felino. A paulicéia desvairada cheia de informações visuais só não faz paté do cérebro dele porque ele é bem esperto, sabe selecionar aquilo em que presta atenção.

Mal sabe ele que está em um puleiro padronizado. Seu prédio é como um padrão repetitivo de qualquer coisa trançada com qualquer outra coisa. As janelas todas iguais, as linhas todas iguais, as formas… um prédio é uma coisa de louco mesmo. Você está ali na janela e olha para longe e vê muitas coisas e pensa “estou em casa olhando lá pra fora”, mas não pensa que existem mais dezenas de “casas” iguais à sua, grudadas na sua e suspensas nas alturas. Você não pensa nisso porque não está vendo o seu próprio prédio. O prédio dos outros é uma tristeza pra você, mas pra eles não é. Se cada prédio tivesse um espelho gigante em frente, todo mundo ia achar que mora num cortiço e ficaria deprimido.

Edifícios são cortiços de cegos. Ninguém vê o lugar onde mora e, assim, fica todo mundo feliz! Plim!

Mas o gato não está pensando em nada disso. O gato é eterno. Cada momento pra ele é importante como um arregalar de olhos e um espremer de patas. Seu ímpeto de perseguir miragens o impele ao outro lado da sala à toda velocidade. Tapetes se arranham pelo caminho, copos caem. Mas agora não tem nada disso. Agora é paz e contemplação na janela do cortiço de cego. Será que ele está olhando pra cá? Vou soltar o Perseu em direção a ele.

(…)

Perseu e o gato voaram pra longe. I wonder where they are now. Talvez num campo de lírios e jasmins. Perseu dando rasantes nas flores só pra cheirar o ventinho e o gato pulando a cada passagem, tentando arranhar a capa “desse carneiro chato que não quer me dar carona”.

Acho que estou tendo alucinações. Juro que ouvi o barulho de um interfone tocando aqui do meu lado!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s