Primeiras imagens

Quando penso no Rio de Janeiro, a primeira imagem que me vem à cabeça é a de uma geladeira gigante (os prédios).

Quando penso em Belo Horizonte, penso logo em broas de milho.

Brasília me traz à cabeça um pôr do sol atrás de um balão (rotatória), eu descendo a rua de carro.

Salvador me traz à memória um troço de concreto com um cilindro vermelho, sinalizando que ali é a praia de Piatã (nem sei se existe isso ainda lá).

Manaus me faz pensar em carros importados aprisionados em outra dimensão (do lado de lá daquela coisa bizarra chamada Trans-amazônica).

Fortaleza: paralelepípedos hexagonais.

Vitória, taxistas loucos que andam a meio metro do carro da frente, mesmo a 70 Km/h, motivo pelo qual ficam olhando para o farol traseiro do carro da frente enquanto dirigem (para ver quando vai acender), e não para a rua.

Porto Alegre me lembra janelas “furadinhas” que se abrem como basculantes, mas que também são “esteiras”, como aqueles portões de lojas.

E ar-condicionado em dia de sol forte me lembra a Flórida, lugar curioso, onde as pessoas compram copos de 1 litro de Coca-Cola e comem carne com gosto de sei lá o quê. Mais estranho só mesmo o estado de Goiás, onde se come empadinha de coisa amarga, testículos de boi e cagaita.

Quando eu nascer em outro lugar, quero que seja o terraço do meu prédio, onde os canos são coloridos, a caixa d’água emite seu som tranqüilo eternamente como se o mundo não fosse o mundo e as máquinas dos elevadores transmitem mensagens cifradas sobre a imutabilidade das coisas que sobem e descem. Lá farei minha cama, e por dez mil anos dormirei, enquanto as formiguinhas lá embaixo praguejarão contra o calor e o frio e a Martinha e o Maluf.

Depois entrarei com dois coelhos em uma caixa d’água só e serei peixe enfim.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s