As Maravilhosas Pepitas Douradas

pepita.jpg

Foi num dia de férias em um hotel trash de Brasília que tivemos a visão. Sentávamo-nos à mesa do refeitório, os vidros eram de uma leve cor lilás, do outro lado deles via-se o asfalto e caixas brancas em cujo interior se depositam pessoas. Creio que a conversa girava em torno do filme Gatacca, devido aos móveis modernistas e às referidas caixas brancas do local.

Mas nada disso é importante. O que importa é que, após anos de inconsciência, em que vagamos pelo mundo infelizes sem saber, comendo apenas pão com manteiga no café da manhã, acompanhado de café, anos em que acordávamos descontentes, desanimados e nos dirigíamos à cozinha para “botar alguma coisa no estômago”, alguma coisa seca e insossa, sempre a mesma coisa seca com margarina e café, um desejo oculto e indeterminado por algo mais; após tudo isso, tivemos a visão das pepitas. No início, não as chamamos de pepitas, mas sim pelo nome que lhes é comum e que se encontra para elas no dicionário.

A visão consistia, basicamente, no seguinte: se se divide ao meio um mamão papaia, retirando-se as sementes, cada uma das metades é ideal, perfeita, designada especialmente pelo Criador para acomodar 100 ml de coalhada ou iogurte. Às vezes mais, às vezes menos iogurte, já que o Criador também foi pródigo em inconstância (também conhecida, entre os vulgares militantes de tudo quanto há, como “diferença”).

Desde então, desde aquele dia fatídico na capital federal (“macaca alta e seca”, tal como a ela se refere minha mãe), desde então nossos cafés da manhã são momentos felizes, sobretudo se tivermos mel e aveia para acrescentar ao iogurte. E os mamões papaia se tornaram para nós as nossas pepitas douradas, “my preciousss”! E com elas passamos momentos mágicos. E até exercemos nossa criatividade, mudando por vezes o iogurte para coalhada mineira, a aveia para granola e o mel para Karo!

Vida longa às pepitas!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s