Tradução ou traição?

Sinceramente, não gosto de criticar tradutores. Está certo que eu sou um deles, mas não é por coleguismo que eu vou deixar de criticar.

O caso é que a coleção “Liberty Classics”, da Topbooks, é muito mal traduzida. A leitura mal flui, de tão estranha que é a sintaxe. Os erros de revisão são tantos que chego a pensar em um chimpanzé revisando o livro enquanto come bananas dentro de sua jaula. Ou então em um pobre coitado ganhando 2 mil reais para traduzir um livro inteiro e outro ganhando mil para revisar, e tudo dentro de um intervalo de 1 mês. Uma situação absurda, é claro, mas, vai saber…

Comecei a ler o ensaio “Torre de Babel”, que está dentro de Sobre a história, de Michael Oakeshott.

Na segunda página, encontro, dentro de um parêntese: “caso você se lembra”.

Na quarta página, “ele casara-se cedo”. O correto seria “ele se casara cedo”. É um erro comum, não muito grave, às vezes aceitável dependendo do contexto. O problema é que aparece umas duas vezes em cada página.

Na sétima página, uma pérola de sintaxe mal traduzida: “Ele não poderia persuadir-se a anunciar que ‘Deus estava morto'”.

A quantidade de “ele” e “ela” ao longo do texto é inaceitável. Na seguinte passagem, temos um exemplo disso, e mais o problema de sintaxe que perpassa todo o texto e ainda outros problemas. Vejamos: “Ela [a história da Torre de Babel] ainda pode ser reconhecida como a mesma história, ainda que as banalidades da modernidade qualifiquem o egoísmo da antiga impiedade”.

Veja que a palavra “ainda” se repete de modo cacofônico. Mas o pior é que o verbo correto não é “qualifica”, que é tradução literal do falso cognato qualify, erro crasso. O correto é “atenua”, ou coisa que o valha. Veja bem uma tradução aceitável: “Ainda se pode reconhece-la como a mesma história, embora as banalidades da modernidade atenuem o egoísmo da antiga impiedade.”

Lamentável.

One thought on “Tradução ou traição?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s