Livros que realmente importam

É no mínimo triste que os alunos de Olavo de Carvalho se interessem quase que exclusivamente pelos livros de sociologia política que o professor indica, esquecendo-se de ir atrás daquelas obras que o influenciaram muito mais essencialmente. Eu mesmo fui vítima dessa tendência por um bom tempo. Só muito recentemente atinei com a importância de certas obras filosóficas a que poucos alunos dele devem ter dado atenção, como Que é filosofia?, de Ortega y Gasset, e Antropologia metafísica, de Julián Marías.

Na primeira dessas obras, surpreendi um esboço de toda a filosofia de meu professor no que diz respeito ao método do retorno à experiência real e á superação do idealismo mediante uma descrição e uma crítica profundas do fenômeno da revolução científica, que instaurou um autoritarismo metafísico travestido de ciência empírica experimental.

Na segunda, espero encontrar ainda muitas outras idéias que terão inspirado e impressionado fortemente este filósofo que salvou a minha mente do sonambulismo gnoseológico brasileiro, pelo que lhe serei eternamente grato.

Advertisements

2 thoughts on “Livros que realmente importam

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s